quarta-feira, 12 de março de 2014

JBoss x Tomcat

Por que usar JBoss ao invés de Tomcat?

Primeiramente é bom explicar que o Tomcat é um Web Container (contém engines para Servlet e JSP), já o JBoss é um Application Server (container para a plataforma JEE, contém um Web Container, porém tem um EJB container e outras engines).

Para aplicações simples você consegue utilizar um Web Container, para aplicações com mais tecnologias (EJB por exemplo), você até consegue usar um Web Container, porém, terá que adicionar muitas bibliotecas e configurações nele. Em um Application Server tudo é nativo.

Em 2010 por exemplo, fazia muito sentido utilizar apenas um Web Container para uma aplicação simples pois os Application Servers eram muito pesados, consumiam muitos recursos computacionais, demoravam para iniciar e eram difíceis de manter, porém os Application Servers em 2014 não tem mais estes problemas. A própria Apache, criadora do Tomcat, criou seu próprio Application Server chamado TomEE para ser usado no lugar do Tomcat. (http://tomee.apache.org/apache-tomee.html)

Os Application Servers trabalham com profiles, que define o que será carregado, o profile mais leve dos Application Servers é como um Web Container, por isso, não existe mais a necessidade de se trabalhar com Tomcat em projetos novos, a não ser que você queira manter padrão com outras aplicações da empresa ou algo assim, porém, essa decisão traria muitas outras dificuldades para o desenvolvimento e controle da infraestrutura de uma aplicação JEE.

Abraços!
Adriano Schmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário